A literatura de outras eras não pode suprir a literatura dos nossos dias. Cada geração quer exprimir o seu próprio pensamento, e nunca duas épocas diversas, nem sequer duas gerações sucessivas, tiveram os mesmos ângulos intelectuais de visão.
Joaquim Nabuco
A profissão de escritor merece toda a piedade. Escrever para ganhar o pão, escrever para viver, é deformar o talento.
Joaquim Nabuco
Evitai de vos observar ao microscópio. Bons olhos, sem vidros, voltados para o que vos cerca é quanto basta.
Joaquim Nabuco
Há pessoas que têm os defeitos das suas qualidades, mas outras têm as qualidades dos seus defeitos. Muita mulher honesta deverá, por exemplo, a virtude à sua falta de encantos; muita gente honesta deverá a lisura à falta de inteligência.
Joaquim Nabuco
O coração após certo momento da vida é qual palimpsesto; nada se pode escrever nele sem primeiro raspar o texto da época anterior.
Joaquim Nabuco
A oposição será sempre popular; é o prato servido à multidão que não logra participar no banquete.
Joaquim Nabuco
Em última análise, o estilo é uma questão de maneiras. O escritor polido fará ao seu público todas as concessões possíveis.
Joaquim Nabuco
Há máquinas de felicidade dispendiosas, que funcionam com enorme desperdício, e há outras económicas, que, com as migalhas da sorte, criam alegria para uma existência inteira.
Joaquim Nabuco
Não há fealdade na natureza. Ela só existe nos nossos olhos.
Joaquim Nabuco
O pensamento, apesar de tudo, é uma esterilização. Não há perigo de que ele venha, algum dia, a triunfar sobre a natureza, que é a vida.
Joaquim Nabuco