A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.
Haruki Murakami
Eu sonho. Por vezes penso que é a única coisa certa que se deve fazer.
Haruki Murakami
Não sintas pena de ti próprio. Apenas os burros o fazem.
Haruki Murakami
O que está em causa é a maneira como se vive. Acima de tudo, importa que uma pessoa tenha sempre presente a vontade de se proteger, um instinto fatal. Nunca chegaremos a lado nenhum se baixarmos os braços e deixarmos que nos ataquem. O sentimento crónico de impotência acaba por corroer o ser humano por dentro.
Haruki Murakami
Passa-se o mesmo com as ementas, os homens ou outra coisa qualquer: «pensamos» que estamos a fazer uma escolha, mas, de facto, podemos não estar a escolher nada. Tudo pode já estar escolhido de antemão e nós «fingimos» que fazemos escolhas. O livre-arbítrio pode não passar de uma ilusão.
Haruki Murakami
Escutem - não existe nenhuma guerra que acabe com todas as guerras.
Haruki Murakami
Não interessa o quanto o queiram, não interessa até onde conseguiram ir, as pessoas nunca poderão ser nada mais do que elas próprias. E é tudo.
Haruki Murakami
Neste mundo não há ninguém insubstituível. Por muitos conhecimentos e faculdades que uma pessoa tenha, regra geral, existe sempre um sucessor à espera de ser encontrado. Se o mundo estivesse cheio de pessoas insubstituíveis, teríamos sérios problemas.
Haruki Murakami
Os maus pressentimentos têm uma percentagem de rigor muito mais alta do que os bons.
Haruki Murakami
Por mais talentos com que tenhas sido dotado, nem sempre consegues encher a barriga, ao passo que, se tiveres um instinto apurado, isso garante-te que nunca passarás fome.
Haruki Murakami