O que é trágico na velhice é que a morte é normal. E a sua vantagem também.
Vergílio Ferreira
O que importa num raciocínio não é que esteja certo consigo mas que esteja certo connosco.
Vergílio Ferreira
O que numa obra lê a sua época, nem sempre é o que lêem as épocas que se seguem. Daí que uma obra célebre á nascença não se saiba o que virá a ser depois.
Vergílio Ferreira
O que se consegue no que se obtém é quase sempre a decepção. Não é que falte muitas vezes seja o que for nisso que se consegue. Mas falta a esperança ou o desejo de o conseguir.
Vergílio Ferreira
Os grandes sistemas do pensar, da ciência, as grandes correntes literárias e artísticas, os grandes ideários políticos ou religiosos. Tudo passou. Restos detritos fragmentos. Toma o teu bocado e senta-te no vão de uma porta a comê-lo.
Vergílio Ferreira
O que há de pior no erro é a sua verdade. E ao contrário.
Vergílio Ferreira
O que mais importa não é o novo que se vê mas o que se vê de novo no que já tínhamos visto.
Vergílio Ferreira
O que o moralista mais odeia nos pecados dos outros é a suspeita acusação de cobardia por não ter coragem de os cometer.
Vergílio Ferreira
O respeito pela liberdade do espectador só tem igual no respeito do autor por si próprio. Porque é por respeito por si próprio que ele não se comove nem se ri, a não ser pelo que sobra ou é um excedente da sua vontade de rir e de se comover. É da sua estabilidade ou «indiferença» que transborda o que há-de comover ou fazer rir os outros.
Vergílio Ferreira
Os grandes valores não se definem como se não define uma simples dor de dentes.
Vergílio Ferreira