A amizade exige a cortesia. Não é como o amor, que, pela sua áurea mudança, se adapta à confidência e ao desembaraço narrativo.
Agustina Bessa-Luís
A arte não pode ser política, nem sujeição social, nem glosa duma ideia que faz época; nem mesmo pode estar de qualquer forma aliada ao conceito «progresso». É algo mais. É o próprio alento humano para lá da morte de todas as quimeras, da fadiga de todas as perguntas sem solução.
Agustina Bessa-Luís
A competição é só civilizadora enquanto estímulo; como pretexto de abater a concorrência, é uma contribuição para a barbárie.
Agustina Bessa-Luís
A crueldade é um dom, se corresponde a uma denúncia da cobardia no seu todo, mas é um vício se é a consagração da parcialidade. A vingança é uma parcialidade. A desmesura é parcialidade. A grandeza é o todo.
Agustina Bessa-Luís
A essência das coisas não está na filosofia, nem na política, nem em qualquer função intelectual. Está na reciprocidade do inconsciente que não encadeia só o que é humano, mas até o que é apenas vegetal ou inerte.
Agustina Bessa-Luís
A arte de oprimir os povos foi-se modificando. A ambição sofreu grandes alterações. Agora os homens usam de conteúdo cultural, violador de multidões na sua conduta; não é a força do braço nem o nome de família que alimentam o seu prestígio - é antes a energia duma convicção que se imponha pela utilidade que prometem.
Agustina Bessa-Luís
Acabarei como aquele que disse que pouco louvou na vida e se arrepende de não ter louvado ainda menos.
Agustina Bessa-Luís
A criança que é despojada da sua riqueza de convivencialidade incrementa a frustração do adulto de amanhã.
Agustina Bessa-Luís
A cultura é o que identifica um povo com a sua finalidade.
Agustina Bessa-Luís
A existência do homem adulto não encerra senão monotonia. A paixão não procede das pessoas, mas de algo a que elas têm de obedecer para não cumprirem apenas uma vida sem impulso e sem fantasia.
Agustina Bessa-Luís