Poderia perguntar-se se é realmente a felicidade o valor máximo que a Humanidade procura e se não é a felicidade apenas um instrumento de alguma coisa mais fundamental do que ela.
Agostinho Silva
Podes, e deves, ter ideias políticas, mas, por favor, as «tuas» ideias políticas, não as ideias do teu partido; o «teu» comportamento, não o comportamento dos teus líderes; os interesses de «toda» a Humanidade, não os interesses de uma «parte» dela. E lembra-te de que «parte» é a etimologia de «partido».
Agostinho Silva
Por falta de vontade me apaixono; e assim me cumpro.
Agostinho Silva
Porquê tolerar? Parece-me ainda pior do que perseguir. No perseguir há um reconhecimento do valor.
Agostinho Silva
Posso mudar se me penso mudado.
Agostinho Silva
Poderia talvez ver-se a inteligência como um dos instintos do homem. Outro, possivelmente, o de não entender; utilíssimo: livra de muito.
Agostinho Silva
Poeta é todo aquele que cria.
Agostinho Silva
Por muito cuidado que se tenha, educar é podar; deixar crescer com toda a força o ramo que nos agrada.
Agostinho Silva
Por um lado, o artista furta o seu tema ao tempo, tornando-o acessível a todos em todos os momentos, por outro lado, salva-o ainda da corrente do tempo, na medida em que faz convergir num só instante o que foi beleza em instantes sucessivos.
Agostinho Silva
Procura considerares-te inexistente e assim, ao contrário do que pensava Nietzsche, nunca serás, com teu interesse e serviço dos outros, um desprezador tirano de ti próprio. Procura realizar-te nos outros, em todos os outros, e só assim serás totalmente vário, como deves, em honra do Espírito que em ti habita.
Agostinho Silva