Cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exacta do valor da sua personalidade. Pois, na solidão, o indivíduo mesquinho sente toda a sua mesquinhez, o grande espírito, toda a sua grandeza; numa palavra: cada um sente o que é.
Arthur Schopenhauer
Cada um só pode ser para outrem o que este é para ele.
Arthur Schopenhauer
Certamente a vida não existe para ser aproveitada, mas para ser suportada e despachada... De facto, é um conforto na velhice ter o trabalho da vida por trás de si.
Arthur Schopenhauer
De facto, exteriormente, a necessidade e a privação geram a dor; em contrapartida, a segurança e a abundância geram o tédio.
Arthur Schopenhauer
Devemos ter muito cuidado para não emitir uma opinião demasiado favorável de um homem que acabamos de conhecer; pelo contrário, na maioria das vezes, seremos desiludidos, para nossa própria vergonha ou até para nosso dano.
Arthur Schopenhauer
Cada um será tanto mais sociável quanto mais pobre for de espírito, e, em geral, mais vulgar (o que torna o homem sociável é justamente a sua pobreza interior). Pois, no mundo, não se tem muito além da escolha entre a solidão e a vulgaridade.
Arthur Schopenhauer
Casar-se significa duplicar as suas obrigações e reduzir a metade dos seus direitos.
Arthur Schopenhauer
Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz.
Arthur Schopenhauer
Devemos abster-nos, na conversação, de observações críticas, mesmo que sejam as mais bem intencionadas, pois magoar as pessoas é fácil; difícil, se não impossível, é melhorá-las.
Arthur Schopenhauer
Distância e longa ausência prejudicam qualquer amizade, por mais desgostoso que seja admiti-lo. As pessoas que não vemos, mesmo os amigos mais queridos, aos poucos se evaporam no decurso do tempo até ao estado de noções abstractas, e o nosso interesse por elas se torna cada vez mais racional, de tradição.
Arthur Schopenhauer